Para 2011, agricultores têm notícia ruim. Decisão federal prevê diminuição no cadastro do Programa Garantia Safra.
No Ceará, 67 Municípios que aderiram ao  programa em 2009/2010 terão vagas reduzidas, de acordo com informações  repassadas pela Secretaria da Agricultura Familiar do MDA. A decisão  ministerial tem por base o Censo Agropecuário do IBGE, de 2006, que  definiu o número de estabelecimentos familiares rurais.
Justificativa técnica
A  questão foi discutida ontem, pela manhã, no salão da Faculdade Aberta,  polo de Orós. O secretário de Agricultura, Aurelino Barbosa da Silva  (Telé), apresentou a decisão do MDA e disse que o Município havia  apresentado justificativa técnica, mas que foi indeferida pelo  Ministério. "Infelizmente, teremos de cortar 711 agricultores já  cadastrados", disse. "Será uma decisão dura, mas que deve ser partilhada  pelas associações e outras entidades".
O técnico do Garantia Safra da Secretaria de  Desenvolvimento Agrário, Sidnei Ramos, disse que a legislação já previa a  limitação de cotas com base no Censo Agropecuário de 2006. "O MDA  resolveu aplicar esse critério agora, mas agente pensava que não seria  de imediato. Em alguns casos havia excesso de cadastrados, até 300%".
Ramos  disse que os Municípios não mostraram interesse em se informar mais  sobre a redução e que somente poderia levantar o número total de adesão  no Estado após o pagamento de suas cotas. A SDA também não soube  informar o número total de cotas reduzidas nos 67 Municípios em face da  decisão do Ministério. Mesmo afetando muitos trabalhadores, a medida não  foi muito divulgada.
 
Municípios afetados
Com  base no Censo Agropecuário de 2006, que definiu a quantidade de  estabelecimentos rurais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário  redimensionou o cadastro do Programa Garantia Safra. A mudança prevê  redução no número de trabalhadores rurais cadastrados em 67 cidades do  Estado do Ceará. 
São elas: Itaitinga, Itaiçaba, General Sampaio,  Mauriti, Caridade, Orós, Ibaretama, Madalena, Aracati, Lavras da  Mangabeira, Potiretama, Ererê, Miraíma, Iracema, Ibicuitinga, Senador  Sá, Jati, Pacujá, Monsenhor Tabosa, Brejo Santo, Irauçuba, Pentecoste,  Varjota, Fortim, Tamboril, Penaforte, Ipu, Banabuiú, Hidrolândia,  Senador Pompeu, Arneiroz, Ipueiras, Capistrano, Paramoti, Quixeré,  Jaguaretama, Paracuru, Tabuleiro do Norte, Santana do Acaraú,  Quiterianópolis, Forquilha, Jaguaribara, Tejuçuoca, Apuiarés, Catarina,  Canindé, Quixelô, Milagres, Uruoca, Santa Quitéria, Nova Russas,  Itapiúna, Pereiro, São Luís do Curu, Jaguaribe, Itapagé, Groaíras,  Cedro, Mombaça, Limoeiro do Norte, Solonópole, Guaraciaba do Norte,  Ipaporanga, Piquet Carneiro, Choró, Boa Viagem e Itatira.
MAIS INFORMAÇÕES 
Secretaria de Agricultura do Município de Orós, (88) 3584.1222
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, (85) 3101.8122
  
Fonte:  http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=899263